Levi enfatiza ausência de mapas do transporte público de Aracaju e protocola PL que disponibiliza esse serviço à população

O vereador Levi Oliveira (PP) utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Aracaju durante o Grande Expediente, ocorrido nesta terça-feira, 15, para destacar a necessidade da disponibilização de mapas do transporte público nos abrigos de ônibus. Com o intuito de resolver essa questão, ele protocolou um projeto de lei que torna viável a instalação desses mapas nesses espaços, beneficiando a população.
“Em visita aos terminais DIA e do Centro de Aracaju, observei que nenhum deles possui um mapeamento do nosso transporte público. Tanto os turistas quanto os próprios moradores não têm informações sobre qual ônibus pegar para chegar em determinado lugar. Por isso, protocolei um projeto de lei para a prefeitura de Aracaju, que solicita a disposição desse recurso nos pontos de ônibus”, disse.
Levi Oliveira também ressaltou a relevância da integração tecnológica como forma de facilitar o acesso da população à informação. “O povo precisa dessas informações, e a tecnologia pode ser uma aliada nessa questão. Todos os nossos ônibus possuem rastreadores, e podemos fazer uma interação desse recurso com um aplicativo que permita que as pessoas acompanhem em tempo real o fluxo desses veículos no ponto em que estão”, ressaltou o vereador.
A partir disso, o vereador incluiu em seu projeto de lei a exigência de que os mapas contenham não apenas as informações sobre as linhas de ônibus, mas também um QR Code que direcione os usuários ao novo aplicativo proposto. Visando ampliar a acessibilidade do serviço, o projeto também prevê a inclusão de versões em Braille, garantindo que pessoas com deficiência visual tenham acesso às informações.
Contudo, para o parlamentar, é fundamental, antes de tudo, resolver o estado precário que muitos desses abrigos se encontram. “Peço a SMTT e a Setransp que deem mais atenção a condição dos abrigos, para que eles tenham cobertura para as pessoas que estão sujeitas ao sol e à chuva. Esse é o primeiro passo que precisa ser dado para que esses pontos tenham uma qualidade necessária”, enfatizou.
Coleta de Lixo
Levi também demonstrou preocupação com a paralisação dos funcionários da nova empresa de coleta de lixo. “Entrou uma nova empresa e os problemas continuam os mesmos. Peço à prefeitura de Aracaju que olhe esses funcionários, pois eles que cuidam da nossa cidade. Sem a coleta desses resíduos em Aracaju, a nossa situação vai ficar muito pior. É uma questão de saúde pública!”, destacou.